O que nunca te contaram sobre a morte das empresas no primeiro ano de existência

Rizer Sistemas
2 min readMay 14, 2021

Ter um negócio próprio pode ser o sonho de muitas pessoas. Seja por não gostar do emprego que tem hoje, por ver uma oportunidade durante uma crise econômica ou pela possibilidade de ser a saída do desemprego e conseguir alguma renda, ser “seu próprio chefe” é uma ideia que em algum momento já passou pela cabeça de muita gente. Afinal, o que pode dar errado se eu abrir um negócio fazendo o que sei fazer e mais gosto?

As micro e pequenas empresas tem o maior índice de “mortalidade” ou pedidos de falência logo no primeiro ano de existência, segundo levantamento do SEBRAE. Um pedido de falência não significa que a empresa de fato vai fechar, mas mostra que, assim como as empresas que fecharam, existem fatores que precisam ser considerados antes de abrir as portas. Ainda segundo o SEBRAE, os principais motivos para o encerramento das atividades são: falta de planejamento prévio, má gestão empresarial e falta de comportamento empreendedor. Também deve ser considerado o momento atual do empreendedor quando pensar em abrir um novo negócio. Abrir por necessidade ou porque alguém insistiu que o fizesse são grandes motivadores para o fechamento.

Na visão dos próprios empreendedores, as principais dificuldades enfrentadas no primeiro ano de existência foram: falta de clientes, falta de capital / lucro, falta de conhecimento e impostos.

Sabendo disso, algumas ações tendem a aumentar as chances de sucesso:

  1. PLANEJAMENTO — planeje com calma e conheça o seu mercado. Saiba quem são seus concorrentes, qual é o seu público alvo, quais serão os seus custos e possíveis variáveis (fornecedores, aspectos legais, investimento necessário, etc);
  2. GESTÃO EMPRESARIAL — fazer um aperfeiçoamento constante dos produtos e serviços oferecidos, manter-se atualizado sobre novidades do seu ramo, investir em capacitação própria e dos seus funcionários e ter um diferencial atraente. Também há altos índices de sucesso quando há experiência prévia no ramo pretendido;
  3. COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR — antecipação aos fatos, intensa busca por informações, persistência e planejamento para atingir metas e objetivos.

Ter um sonho pode ser muito bom como incentivo para fazer algo, mas é preciso ser realista sobre o que pretende fazer. Entenda o seu momento, tenha um bom planejamento, busque profissionais que vão realmente te ajudar (tanto antes quanto durante o processo) e tire proveito das inúmeras ferramentas tecnológicas que vão simplificar o seu trabalho. O caminho para o sucesso não é fácil, mas seguindo os caminhos certos você vai passar por ele sem surpresas ruins.

Até a próxima e bons negócios!

A Rizer é uma plataforma especializada na criação de sistemas.
Escolha entre dezenas de sistemas prontos ou crie do zero.
Não precisa saber programar!
Acesse www.rizer.com.br e conheça!

--

--

Rizer Sistemas

A plataforma que vai elevar o nível como você faz a gestão da sua empresa!